Para ler o texto completo, acesse o link

Nos dias 31/01 e 01/02/2024, recebemos a visita de Martin Börgel, Presidente da EATB/European
Association of Tissue Banks e Secretário Geral da WUTBA / World Union of Tissue Banking Associations.
Martin Börgel dirige a German Society for Tissue Transplantation, Rede de Bancos de Tecidos na Alemanha, composta por treze bancos que atuam com córnea, membrana amniótica e outros tecidos, sendo responsável pela disponibilização de mais de 50% das córneas utilizadas para transplante naquele país.
A visita foi planejada após o Congresso da ABTO, realizado em setembro de 2023, em Florianópolis, quando Martin Börgel compareceu como convidado do Departamento de Transplante de Tecidos e demonstrou interesse em conhecer o Hospital do Rim e o Banco de Olhos de Sorocaba, como serviços de referência em suas respectivas áreas no país.
No dia 31/01, foi realizada a visita ao Banco de Olhos de Sorocaba, quando foram visitadas as instalações do Banco e do Hospital e apresentado o histórico, assim como as atividades do serviço pelo Superintendente do Grupo BOS, Edil Vidal de Souza.
A visita contou com a presença da Dra. Marcia Salomão Libânio, Coordenadora do Departamento de
Transplante de Tecidos da ABTO e membro do Conselho de Diretrizes e Gestão do CBO/Conselho Brasileiro de Oftalmologia, do Dr. Frederico Valadares de Souza Pena, representando o Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Dra. Aline Moryiama, Responsável Técnica pelo Banco de Olhos do BOS/Sorocaba e, também, membro do Departamento de Transplante de Tecidos da ABTO.
No dia 01/02, foi realizada uma visita ao Hospital do Rim, com a participação do Dr. José Medina Pestana,
Superintendente do Hospital do Rim e membro da Diretoria da ABTO, da Dra. Luciana Haddad, Presidente
da ABTO, além da Dra. Marcia Salomão Libânio e Dra. Aline Moriyama. Foi realizada também, nesse mesmo dia, uma visita ao Banco de Olhos da Escola Paulista de Medicina, com a participação da Enfermeira Renata Leite.
Na visita ao Hospital do Rim, foram realizadas diversas discussões, apresentados o histórico e os números
do hospital e visitadas as instalações nos diversos andares, com a apresentação do trabalho realizado em
cada setor.

Martin Börgel mostrou-se impressionado com o trabalho realizado nos serviços, que considerou de
excepcional qualidade e comparável ao trabalho realizado na Alemanha.
A visita abre portas para eventuais parcerias e troca de experiências com serviços de outros países,
relacionadas às atividades de bancos e transplantes de tecidos.
Além disto, dá continuidade ao processo de aproximação entre a ABTO e o Conselho Brasileiro de
Oftalmologia, parceria já iniciada em 2023, durante o Fórum Nacional de Saúde Ocular, realizado em Brasília, com o objetivo comum de propor e implementar soluções para as questões relacionadas aos bancos e transplantes de tecidos oculares no país.

Acesse a ficha de vacinação aqui.

Vejas as recomendações aqui.

Descubra como o transplante de valvas cardíacas pode auxiliar nas diversas valvopatias e cardiopatias congênitas. Entenda os diferentes tipos de cirurgia, a recuperação e os benefícios dessa intervenção.

O transplante de valva cardíaca é um procedimento cirúrgico no qual uma valva cardíaca danificada ou disfuncional é substituída por uma valva retirada de um doador humano, o homoenxerto. As valvas cardíacas são estruturas essenciais do coração que regulam o fluxo sanguíneo e garantem que o sangue flua na direção correta através do coração. 

A seguir, falaremos mais sobre o transplante de valva cardíaca, incluindo o que é, quando é necessário, como é o preparo para a cirurgia, como é realizado o procedimento e como é o pós-operatório do transplante. Leia até o final e tire suas dúvidas!

Quando é indicado o transplante de valva cardíaca?

A indicação para o transplante de valva cardíaca depende de vários fatores relacionados ao paciente assim como da preferência individual do cirurgião responsável. Aceita-se, entretanto, que as indicações para o transplante de valvas cardíacas humanas incluam:

- Pacientes com contraindicação ou em aqueles que não desejam fazer uso de medicação anticoagulante

- Mulheres com desejo de engravidar

- Pacientes atletas ou com alto nível de atividade física

- Endocardite infecciosa

- Patologia valvar aórtica associada a aneurismas da Aorta Ascendente

- Reconstrução da via de saída do ventrículo direito na cirurgia de Ross

- Correção de cardiopatias congênitas complexas

- Enxerto monocúspide para ampliação da via de saída do ventrículo direito em cardiopatias congênitas

Como é realizado o transplante de valva cardíaca?

O transplante de valva cardíaca é um procedimento cirúrgico complexo que envolve todas as etapas de uma cirurgia cardíaca convencional como anestesia geral, instalação da circulação extra-corpórea e hipotermia.

O acompanhamento pós-operatório inicial é feito em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e o tempo de internação hospitalar é em torno de sete dias.

Cuidados pós-operatórios

As orientações incluem cuidados com a ferida operatória, deambulação precoce, evitar esforço físico intenso por 60 dias além de usar corretamente as medicações prescritas.

Reabilitação e resultados

Nas primeiras semanas de pós-operatório o paciente já estará realizando as atividades normais do dia-a-dia, porém a completa recuperação acontece após 60 dias, quando o paciente pode voltar a realizar atividades que envolvam esforço físico e dirigir.

Como é o pós-operatório do transplante de valva cardíaca?

Além dos cuidados iniciais, o paciente que recebeu um homoenxerto deve fazer avaliação cardiológica de rotina, semestralmente ou anualmente, de acordo com o cardiologista assistente. Nessa avaliação, o paciente fará um Ecocardiograma Transtorácico e receberá orientações quanto aos medicamentos de uso contínuo.  

O transplante de valva cardíaca representa um avanço notável na cirurgia cardíaca, proporcionando a oportunidade de melhorar a qualidade de vida de pacientes com valvopatias e cardiopatias congênitas graves. 

No entanto, é fundamental reconhecer suas limitações. A disponibilidade limitada de valvas cardíacas doadas, a técnica cirúrgica complexa e desafiadora e a possibilidade de rejeição do tecido transplantado são desafios importantes a serem considerados. 

Apesar das limitações, o transplante de valva cardíaca continua a ser o substituto valvar de escolha para diversas patologias, principalmente para crianças e adultos jovens. 

Torne-se um doador de órgãos e tecidos e tenha o poder de salvar vidas. Sua decisão generosa pode oferecer esperança a quem espera por um transplante, transformando uma situação difícil em um ato de amor e cura.

Nota: Este artigo fornece informações gerais sobre transplante de valvas cardíacas e não substitui a orientação médica. Sempre consulte um profissional de saúde para orientações específicas sobre sua situação.

Descubra como o transplante de tecido musculoesquelético restaura qualidade de vida para aqueles com problemas ortopédicos e odontológicos. Entenda os diferentes tipos de cirurgia e os benefícios dessa intervenção.

O transplante de tecido musculoesquelético é uma intervenção ortopédica ou odontológica que oferece o retorno da função ósteo-articular e/ou mastigatória para pacientes com distúrbios ósseos/ligamentares e articulares. 

O tecido musculoesquelético transplantado pode ter as seguintes origens: 

Conforme os dados do Registro Brasileiro de Transplantes, no último ano foram realizados 10.181 transplantes de tecido musculoesquelético. Desde 2015, já foram realizados 99.599 transplantes desse tecido.

A seguir, falaremos mais sobre o transplante de tecido musculoesquelético, incluindo o que é, quando é necessário, como é realizado o procedimento e como é o pós-operatório do transplante. Leia até o final e tire suas dúvidas!

O que é o transplante de tecido musculoesquelético?

O transplante de tecido musculoesquelético é uma intervenção ortopédica ou odontológica realizada em conjunto com procedimentos cirúrgicos já existentes para pacientes com falhas ósseas / lesões ligamentares ou perda de função articular.

Essa cirurgia é uma opção terapêutica que tem o objetivo de restaurar a função ósteo-articular e /ou mastigatória local.

Quando o transplante de tecido músculoesquelético é necessário?

A intervenção de transplante de tecido musculoesquelético torna-se uma opção quando o paciente é comprometido por condições como:

Como é o preparo para o transplante de tecido musculoesquelético?

O processo preparatório desempenha um papel importante no sucesso do transplante de tecido musculoesquelético e inclui:

Como é realizado o transplante de tecido musculoesquelético?

O transplante de tecido musculoesquelético, devido ao grande número de diferentes indicações para sua utilização, seguirá uma variedade de preparações cirúrgicas e cuidados pós-operatórios, dependentes da técnica operatória na qual o mesmo for utilizado – sendo assim, o pós-operatório do transplante seguirá as recomendações de pós-operatório relacionadas a técnica operatória e procedimento cirúrgico o qual o mesmo foi participante. 

Tipos de cirurgia

São alguns exemplos de procedimentos cirúrgicos:

Reabilitação e resultados

A recuperação pode levar algumas semanas ou meses, dependendo da técnica operatória utilizada e de como o procedimento cirúrgico foi efetivado. 

O transplante de tecido musculoesquelético representa um avanço notável, proporcionando a oportunidade de melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças diversas ósteo-articulares e odontológicas. 

No entanto, é fundamental reconhecer suas limitações. A disponibilidade limitada de tecidos devido ao número ainda insuficiente de doadores, e a necessidade de termos mais hospitais e equipes transplantadoras para ampliarmos o acesso para a população são desafios importantes a serem considerados. 

Torne-se um doador de tecidos e tenha o poder de modificar vidas. Sua decisão generosa pode oferecer esperança a quem espera por um transplante, transformando uma situação difícil em um ato de amor e cura.

Nota: Este artigo fornece informações gerais sobre transplante de tecido musculoesquelético e não substitui a orientação médica. Sempre consulte um profissional de saúde para orientações específicas sobre sua situação.

Descubra como funciona cada etapa do transplante cardíaco, desde a seleção criteriosa de pacientes até o acompanhamento pós-operatório. Saiba como essa intervenção médica complexa desafia limites e oferece uma nova chance de vida.

O transplante de coração é uma intervenção médica complexa e avançada que se tornou uma solução viável para pessoas com doenças cardíacas graves e irreversíveis. 

O coração é um órgão fundamental do sistema cardiovascular, desempenhando um papel vital no fornecimento de oxigênio e nutrientes a todas as células do corpo. 

Conforme os dados do Registro Brasileiro de Transplantes, no último ano foram realizados 356 transplantes de coração. Desde 2013, já foram realizados 3.505 transplantes desse órgão e, em março de 2023, a lista de espera para essa cirurgia continha 310 pacientes adultos e 59 pacientes pediátricos.

A seguir, falaremos mais sobre o transplante de coração, incluindo o que é, quando é necessário, como é o preparo para a cirurgia, como é realizado o procedimento e como é o pós-operatório do transplante. Leia até o final e tire suas dúvidas!

O que é o transplante de coração?

O transplante de coração é uma cirurgia avançada na qual um coração disfuncional ou doente é substituído por um coração saudável de um doador compatível. 

A cirurgia se destaca como um marco impressionante da medicina, oferecendo a possibilidade de recomeço para aqueles que enfrentam doenças cardíacas graves.

Quando o transplante de coração é necessário?

O transplante de coração surge como a última alternativa quando todas as outras opções de tratamento foram esgotadas. 

Pacientes com insuficiência cardíaca avançada, cardiomiopatias, anomalias congênitas graves ou danos irreversíveis ao coração após ataques cardíacos podem ser considerados para esse procedimento. 

A seleção cuidadosa dos candidatos é realizada por meio de avaliações médicas minuciosas que levam em conta a gravidade da condição, idade, estado de saúde e capacidade de recuperação do paciente.

Como é o preparo para o transplante de coração?

O processo de preparação para um transplante de coração é abrangente, envolvendo várias etapas críticas:

Como é realizado o transplante de coração?

O transplante de coração é um procedimento cirúrgico complexo que envolve as seguintes etapas:

Cirurgia de remoção do coração doente

No dia da cirurgia, o paciente é anestesiado e conectado a uma máquina de circulação extracorpórea (coração-pulmão artificial) para manter o fluxo sanguíneo durante a cirurgia. O coração doente é removido, deixando intactos os grandes vasos sanguíneos e as câmaras superiores do coração (átrios).

Implante do novo coração

O coração do doador é preparado, resfriado e transportado até o local do paciente. O novo coração é conectado aos grandes vasos sanguíneos e ao átrio do paciente, utilizando pontos cirúrgicos e técnicas de sutura avançadas.

Restauração da circulação

Após o implante do novo coração, os vasos sanguíneos são reconectados, e o coração é posicionado adequadamente. A máquina de circulação extracorpórea é gradualmente desligada, e o novo coração começa a bater por conta própria.

Monitoramento e recuperação

O paciente é monitorado de perto após a cirurgia em uma unidade de terapia intensiva. Medicamentos imunossupressores são administrados para evitar a rejeição do novo órgão. A recuperação inicial ocorre no hospital, onde a equipe médica acompanha a função do novo coração e o progresso do paciente.

Reabilitação e acompanhamento

Após a alta hospitalar, o paciente continua a reabilitação em casa ou em um centro especializado. Visitas regulares ao médico são necessárias para monitorar a saúde cardíaca e ajustar os medicamentos.

O transplante de coração é um procedimento de alto risco e demanda uma equipe médica altamente especializada. O sucesso do procedimento depende da seleção cuidadosa do paciente, da compatibilidade do doador e da colaboração durante todo o processo de recuperação.

Como é o pós-operatório do transplante de coração?

O período pós-operatório do transplante de coração é um estágio crítico na jornada do paciente e envolve:

O transplante de coração representa a capacidade da medicina de desafiar as limitações do corpo humano e criar esperança pela recuperação.

Mesmo com notáveis avanços, os desafios persistem. A escassez de doadores compatíveis, a complexidade dos procedimentos cirúrgicos e a necessidade de medicamentos imunossupressores de longo prazo são considerações críticas que requerem constante atenção e pesquisa. 

Apesar das limitações, o transplante de coração continua a oferecer melhorias significativas na qualidade de vida e na saúde dos pacientes.

Torne-se um doador de órgãos e tenha o poder de salvar vidas. Sua decisão generosa pode oferecer esperança a quem espera por um transplante, transformando uma situação difícil em um ato de amor e cura.

Nota: Este artigo fornece informações gerais sobre transplante de coração e não substitui a orientação médica. Sempre consulte um profissional de saúde para orientações específicas sobre sua situação.

O transplante de fígado restaura vidas ao substituir um fígado doente por um saudável. É uma cirurgia complexa que salva vidas ao reverter doenças hepáticas graves. A recuperação traz esperança, mas exige aderência a mudanças de estilo de vida.

O transplante de fígado é um procedimento médico de alta complexidade que oferece uma esperança renovada para pacientes com doenças hepáticas avançadas e irreversíveis. 

O fígado é um órgão essencial e multifuncional. Além de suas funções metabólicas e de detoxificação, o fígado desempenha um papel fundamental na regulação do metabolismo, na produção de proteínas essenciais e na síntese de compostos necessários para a digestão.

Conforme os dados do Registro Brasileiro de Transplantes, no último ano foram realizados 2.135 transplantes de fígado. Desde 2013, já foram realizados 20.530 transplantes desse órgão e, em março de 2023, a lista de espera para essa cirurgia continha 1.302 pacientes adultos e 59 pacientes pediátricos.

A seguir, falaremos mais sobre o transplante de fígado, incluindo o que é, quando é necessário, como é o preparo para a cirurgia, como é realizado o procedimento e como é o pós-operatório do transplante. Leia até o final e tire suas dúvidas!

O que é o transplante de fígado?

O transplante de fígado é um procedimento médico avançado que envolve a substituição de um fígado doente por um fígado saudável, doado por um indivíduo compatível. 

Esse complexo procedimento tem como objetivo principal restabelecer a funcionalidade hepática, possibilitando que pacientes com condições hepáticas avançadas recuperem sua qualidade de vida. 

Quando o transplante de fígado é necessário?

O transplante de fígado torna-se uma consideração quando condições médicas comprometem gravemente a funcionalidade hepática, ameaçando a saúde e a qualidade de vida do paciente, como:

Como é o preparo para o transplante de fígado?

O preparo para um transplante de fígado envolve uma série de etapas cruciais:

Como é realizado o transplante de fígado?

O transplante de fígado é um procedimento cirúrgico complexo que envolve as seguintes etapas:

Preparação cirúrgica

O paciente é preparado para a cirurgia, recebendo anestesia geral. Monitoramento rigoroso dos sinais vitais é realizado.

Remoção do fígado doente

No caso de um doador falecido, o fígado doente do paciente é removido. No caso de um doador vivo, uma parte do fígado do doador é removida, pois o fígado tem a capacidade de regeneração.

Implante do novo fígado

O novo fígado é cuidadosamente implantado no paciente. Ele é conectado aos vasos sanguíneos para garantir o fluxo sanguíneo adequado. O sistema biliar do novo fígado também é conectado ao sistema biliar do paciente.

Sutura e monitoramento

Os vasos sanguíneos e as conexões biliares são suturados com precisão para garantir a funcionalidade adequada. O novo fígado é verificado para garantir que esteja funcionando corretamente.

Recuperação e acompanhamento

Após a cirurgia, o paciente é levado para a unidade de terapia intensiva para monitoramento contínuo. São administrados medicamentos imunossupressores para evitar a rejeição do novo fígado.

Reabilitação e seguimento

O paciente é transferido para uma unidade de menor complexidade à medida que se recupera. A reabilitação começa, e o paciente é acompanhado de perto pela equipe médica para garantir a recuperação adequada.

O transplante de fígado é uma intervenção complexa que requer uma equipe médica experiente e uma avaliação minuciosa do paciente e do doador. O sucesso do procedimento depende da compatibilidade do doador, da adequada preparação pré-operatória e dos cuidados pós-operatórios para evitar a rejeição do novo órgão.

Como é o pós-operatório do transplante de fígado?

A fase pós-operatória de um transplante de fígado é crítica para o sucesso e a recuperação do paciente e envolve:

O transplante de fígado representa uma conquista notável na medicina e uma oportunidade de recuperação para aqueles que estão lutando contra doenças hepáticas avançadas. 

No entanto, apesar dos avanços significativos, os desafios permanecem. A escassez de doadores, a complexidade das cirurgias e a necessidade de medicamentos imunossupressores de longo prazo são questões que requerem constante atenção e inovação. 

Apesar das limitações, o transplante de fígado continua a oferecer melhorias significativas na qualidade de vida e na saúde dos pacientes.

Torne-se um doador de órgãos e tenha o poder de salvar vidas. Sua decisão generosa pode oferecer esperança a quem espera por um transplante, transformando uma situação difícil em um ato de amor e cura.

Nota: Este artigo fornece informações gerais sobre transplante de fígado e não substitui a orientação médica. Sempre consulte um profissional de saúde para orientações específicas sobre sua situação.

O transplante de intestino visa restaurar a saúde digestiva por meio da substituição de intestinos doentes por saudáveis. Indicado para condições graves, como síndrome do intestino curto e falência intestinal, esse procedimento complexo demanda rigoroso preparo e cirurgia complexa.

O transplante de intestino é um procedimento médico complexo e de alta especialização que oferece uma solução crucial para pacientes que enfrentam disfunções graves do trato gastrointestinal. 

O intestino é um órgão do sistema digestivo, responsável por processar alimentos e absorver nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo humano. 

Além de suas funções digestivas, o intestino também desempenha um papel crucial no sistema imunológico do corpo, ajudando a proteger contra invasões de microorganismos prejudiciais.

Conforme os dados do Registro Brasileiro de Transplantes, no último ano não foram realizados transplantes de intestino. Desde 2015, já foram realizados apenas 8 transplantes desse órgão, sendo que as três últimas cirurgias foram em 2021.

A seguir, falaremos mais sobre o transplante de intestino, incluindo o que é, quando é necessário, como é o preparo para a cirurgia, como é realizado o procedimento e como é o pós-operatório do transplante. Leia até o final e tire suas dúvidas!

O que é o transplante de intestino?

O transplante de intestino é uma técnica médica avançada que visa substituir um intestino doente por um órgão saudável obtido de um doador compatível. 

Esse procedimento complexo tem como objetivo principal restaurar a capacidade do sistema digestivo de absorver nutrientes e eliminar resíduos, permitindo que o paciente retome uma vida mais saudável e funcional. 

Geralmente, é indicado para casos em que o intestino do paciente está comprometido por doenças graves ou lesões, impactando seriamente sua função.

Quando o transplante de intestino é necessário?

O transplante de intestino é considerado em situações médicas complexas, onde o intestino enfrenta disfunções significativas que afetam a qualidade de vida do paciente. Algumas condições que podem levar à necessidade deste procedimento incluem:

Como é o preparo para o transplante de intestino?

A preparação para o transplante de intestino abrange diversas etapas cruciais:

Como é realizado o transplante de intestino?

O transplante de intestino é um procedimento cirúrgico complexo que envolve as seguintes etapas:

Preparação cirúrgica

O paciente é preparado para a cirurgia, recebendo anestesia geral. A monitorização dos sinais vitais é realizada durante todo o procedimento.

Remoção do intestino doente

O intestino doente ou disfuncional do paciente é removido.

Implante novo intestino

O novo intestino saudável é implantado no paciente. Ele é cuidadosamente conectado aos vasos sanguíneos para garantir o fluxo sanguíneo adequado.

Conexão dos segmentos intestinais

Caso o paciente necessite do transplante de uma parte específica do intestino, os segmentos intestinais são conectados com suturas para restaurar a continuidade do sistema digestivo.

Sutura e monitoramento

Todas as conexões são verificadas minuciosamente para garantir que não haja vazamentos e que o fluxo sanguíneo esteja adequado.

Recuperação e acompanhamento

O paciente é levado para a unidade de terapia intensiva para monitoramento contínuo. Medicamentos imunossupressores são administrados para evitar a rejeição do novo intestino.

Reabilitação e seguimento

O paciente é transferido para uma unidade de menor complexidade à medida que se recupera. A reabilitação e o acompanhamento médico contínuo são essenciais para garantir a funcionalidade adequada do novo intestino.

O transplante de intestino é uma intervenção altamente complexa e requer uma equipe médica experiente. O sucesso do procedimento depende da compatibilidade do doador, da avaliação cuidadosa do paciente e dos cuidados pós-operatórios para evitar a rejeição e garantir a recuperação adequada.

Como é o pós-operatório do transplante de intestino?

A fase pós-operatória é crucial para o sucesso do transplante de intestino e envolve:

O transplante de intestino é uma conquista notável no campo da medicina, oferecendo uma oportunidade de esperança e renovação para aqueles que enfrentam desafios digestivos significativos. 

No entanto, o transplante de intestino é uma intervenção complexa que enfrenta desafios significativos. A rejeição do órgão transplantado, a infecção e a necessidade de terapia imunossupressora de longo prazo são questões críticas que demandam atenção constante. 

Apesar das limitações, o transplante de intestino continua a oferecer melhorias significativas na qualidade de vida e na saúde dos pacientes.

Torne-se um doador de órgãos e tenha o poder de salvar vidas. Sua decisão generosa pode oferecer esperança a quem espera por um transplante, transformando uma situação difícil em um ato de amor e cura.

Nota: Este artigo fornece informações gerais sobre transplante de intestino e não substitui a orientação médica. Sempre consulte um profissional de saúde para orientações específicas sobre sua situação.

Descubra como o transplante de pâncreas pode contribuir para pacientes com diabetes tipo 1 ou doenças pancreáticas graves. Conheça o processo, os requisitos do candidato e os benefícios dessa intervenção médica.

O transplante de pâncreas é uma intervenção médica avançada e complexa que pode ser indicada para pacientes com diabetes tipo 1 grave e outras condições relacionadas ao pâncreas. 

O pâncreas desempenha um papel vital na regulação dos níveis de glicose no sangue, produzindo insulina e enzimas digestivas. 

Conforme os dados do Registro Brasileiro de Transplantes, no último ano foram realizados 135 transplantes de pâncreas. Desde 2013, já foram realizados 1.431 transplantes desse órgão e, em março de 2023, a lista de espera para essa cirurgia continha 22 pacientes adultos e nenhum paciente pediátrico.

A seguir, falaremos mais sobre o transplante de pâncreas, incluindo o que é, quando é necessário, como é o preparo para a cirurgia, como é realizado o procedimento e como é o pós-operatório do transplante. Leia até o final e tire suas dúvidas!

O que é o transplante de pâncreas?

O transplante de pâncreas é um procedimento cirúrgico avançado que envolve a substituição de um pâncreas disfuncional ou doente por um pâncreas saudável de um doador compatível. 

O objetivo desse procedimento é restaurar essas funções essenciais, permitindo que o paciente recupere sua saúde e qualidade de vida.

Quando o transplante de pâncreas é necessário?

O transplante de pâncreas é uma opção para pacientes que enfrentam condições médicas que afetam gravemente a funcionalidade pancreática. Algumas situações que podem levar à necessidade deste procedimento incluem:

Como é o preparo para o transplante de pâncreas?

O processo preparatório para um transplante de pâncreas é uma série de etapas cruciais:

Como é realizado o transplante de pâncreas?

O transplante de pâncreas é um procedimento cirúrgico complexo que envolve as seguintes etapas:

Preparação cirúrgica

O paciente é preparado para a cirurgia, recebendo anestesia geral. O monitoramento constante dos sinais vitais é realizado durante todo o procedimento.

Remoção do pâncreas doente

O pâncreas doente do paciente é removido cuidadosamente.

Implante do novo pâncreas

O novo pâncreas é implantado e conectado a vasos sanguíneos e ductos do paciente. A cirurgia envolve uma sutura precisa para garantir a funcionalidade adequada.

Monitoramento e verificação

Após a implantação do novo pâncreas, é feita uma verificação detalhada para garantir que os vasos sanguíneos e ductos estejam corretamente conectados e que o fluxo sanguíneo seja adequado.

Recuperação e acompanhamento

O paciente é levado para a unidade de terapia intensiva para monitoramento contínuo. Medicamentos imunossupressores são administrados para prevenir a rejeição do novo pâncreas.

Reabilitação e seguimento

À medida que o paciente se recupera, ele é transferido para uma unidade de menor complexidade. A reabilitação e o acompanhamento médico contínuo são essenciais para garantir a funcionalidade adequada do novo pâncreas e evitar complicações.

O transplante de pâncreas é um procedimento altamente especializado e requer uma equipe médica experiente. O sucesso do procedimento depende da compatibilidade do doador, da avaliação cuidadosa do paciente e dos cuidados pós-operatórios para evitar a rejeição e garantir a recuperação adequada.

Como é o pós-operatório do transplante de pâncreas?

Os cuidados no período pós-operatório são cruciais no sucesso do transplante de pâncreas e incluem:

O transplante de pâncreas representa um marco notável na medicina, proporcionando uma nova perspectiva de vida para pacientes com diabetes tipo 1 e outras condições pancreáticas debilitantes. 

Essa intervenção, embora enfrente desafios como a escassez de doadores e os riscos associados à cirurgia e à imunossupressão, oferece a possibilidade de uma vida saudável e livre das limitações devido aos distúrbios pancreáticos. 

Torne-se um doador de órgãos e tenha o poder de salvar vidas. Sua decisão generosa pode oferecer esperança a quem espera por um transplante, transformando uma situação difícil em um ato de amor e cura.
Nota: Este artigo fornece informações gerais sobre transplante de pâncreas e não substitui a orientação médica. Sempre consulte um profissional de saúde para orientações específicas sobre sua situação.

Explore como o transplante de pulmão oferece esperança a pacientes com doenças pulmonares graves, como fibrose cística e enfisema. Descubra o processo, os critérios de seleção e os resultados esperados desse procedimento complexo.

O transplante de pulmão é uma intervenção médica que oferece uma esperança renovada para pessoas que sofrem de doenças pulmonares crônicas e progressivas. 

Os pulmões desempenham um papel essencial no sistema respiratório, permitindo a troca de oxigênio e dióxido de carbono entre o corpo e o ambiente. 

Conforme os dados do Registro Brasileiro de Transplantes, no último ano foram realizados 103 transplantes de pulmão. Desde 2013, já foram realizados 917 transplantes desse órgão e, em março de 2023, a lista de espera para essa cirurgia continha 167 pacientes adultos e 7 pacientes pediátricos.

A seguir, falaremos mais sobre o transplante de pulmão, incluindo o que é, quando é necessário, como é o preparo para a cirurgia, como é realizado o procedimento e como é o pós-operatório do transplante. Leia até o final e tire suas dúvidas!

O que é o transplante de pulmão?

O transplante de pulmão é um procedimento cirúrgico complexo que envolve a substituição de um ou ambos os pulmões doentes por pulmões saudáveis de um doador compatível. 

Esse procedimento é considerado para pacientes com doenças pulmonares avançadas, oferecendo a possibilidade de restaurar a capacidade respiratória e melhorar significativamente a qualidade de vida.

Quando o transplante de pulmão é necessário?

O transplante de pulmão se torna uma opção crucial para pacientes que enfrentam condições pulmonares que comprometem severamente sua capacidade de respirar e viver plenamente, como: 

Como é o preparo para o transplante de pulmão?

O processo preparatório para o transplante de pulmão envolve várias etapas fundamentais:

Como é realizado o transplante de pulmão?

O transplante de pulmão é uma cirurgia complexa que envolve as seguintes etapas:

Preparação cirúrgica

O paciente é preparado para a cirurgia, recebendo anestesia geral. São inseridos tubos de respiração para manter a ventilação durante o procedimento.

Remoção dos pulmões doentes

Os pulmões doentes do paciente são removidos com cuidado. Caso o paciente esteja recebendo um transplante unilateral, apenas um pulmão é removido.

Implantação dos novos pulmões

Os novos pulmões do doador são implantados e conectados aos brônquios, vasos sanguíneos e nervos do paciente. A sutura é feita com precisão para garantir conexões seguras.

Verificação e ajustes

Após o implante, a equipe médica verifica as conexões para garantir que o fluxo de ar e de sangue esteja adequado. Ajustes são realizados se necessário.

Remoção dos tubos de respiração

Após a confirmação de que os novos pulmões estão funcionando bem, os tubos de respiração são removidos, permitindo que o paciente respire naturalmente.

Recuperação e acompanhamento

O paciente é levado para a unidade de terapia intensiva para monitoramento contínuo. Medicamentos imunossupressores são administrados para evitar a rejeição dos pulmões transplantados.

Reabilitação e seguimento

À medida que o paciente se recupera, ele é transferido para uma unidade de menor complexidade. A reabilitação pulmonar e o acompanhamento médico contínuo são essenciais para uma recuperação bem-sucedida.

O transplante de pulmão é uma cirurgia complexa que requer uma equipe médica experiente. O sucesso do procedimento depende da compatibilidade do doador, da avaliação criteriosa do paciente e dos cuidados pós-operatórios para evitar a rejeição e garantir uma recuperação adequada.

Como é o pós-operatório do transplante de pulmão?

O período pós-operatório desempenha um papel vital no sucesso do transplante de pulmão e inclui:

O transplante de pulmão é uma conquista notável da medicina, oferecendo uma chance de vida renovada para aqueles que lutam contra doenças pulmonares graves e progressivas. 

No entanto, suas limitações não podem ser ignoradas. A escassez de doadores, os riscos cirúrgicos, os desafios de compatibilidade e a possibilidade de rejeição imunológica são obstáculos significativos que acompanham esse procedimento complexo. 

Apesar das limitações, o transplante de pulmão continua a oferecer melhorias significativas na qualidade de vida e na saúde dos pacientes.

Torne-se um doador de órgãos e tenha o poder de salvar vidas. Sua decisão generosa pode oferecer esperança a quem espera por um transplante, transformando uma situação difícil em um ato de amor e cura.

Nota: Este artigo fornece informações gerais sobre transplante de pulmão e não substitui a orientação médica. Sempre consulte um profissional de saúde para orientações específicas sobre sua situação.

Descubra como o transplante multivisceral tem revolucionado a medicina, tratando complexas condições que afetam múltiplos órgãos. Saiba como esse procedimento é realizado, quando é indicado e o que esperar no pós-operatório.

 O transplante multivisceral é uma intervenção médica complexa e altamente especializada que envolve a substituição de vários órgãos abdominais, como o estômago, fígado, pâncreas, intestino delgado e, em alguns casos, o cólon. 

Essa abordagem é frequentemente necessária em situações em que múltiplos órgãos apresentam disfunções graves e irreversíveis devido a doenças complexas.

Conforme os dados do Registro Brasileiro de Transplantes, no último ano foram realizados 2 transplantes multiviscerais. Desde 2013, já foram realizadas apenas 14 cirurgias desse tipo de transplante.

A seguir, falaremos mais sobre o transplante multivisceral, incluindo o que é, quando é necessário, como é o preparo para a cirurgia, como é realizado o procedimento e como é o pós-operatório do transplante. Leia até o final e tire suas dúvidas!

O que é o transplante multivisceral?

O transplante multivisceral é realizado para tratar condições médicas graves em que vários órgãos vitais estão comprometidos. 

A cirurgia visa restaurar as funções normais dos órgãos afetados, proporcionando uma nova chance de vida aos pacientes.

Quando o transplante multivisceral é necessário?

O transplante multivisceral é considerado em casos raros e críticos em que a falência de múltiplos órgãos compromete gravemente a saúde do paciente. 

Essa condição pode surgir devido a doenças avançadas, como câncer na região abdominal, síndrome do intestino curto ou doença de Crohn, que afetam gravemente a funcionalidade dos órgãos envolvidos. 

A decisão de optar pelo transplante multivisceral é baseada em uma avaliação detalhada da condição do paciente, considerando a possibilidade de melhoria da qualidade de vida após a cirurgia.

Como é o preparo para o transplante multivisceral?

A preparação para o transplante multivisceral é um processo abrangente que envolve várias etapas cruciais:

Após a avaliação, o paciente é colocado em uma lista de espera para um doador compatível, enquanto recebe acompanhamento médico regularmente.

Como é realizado o transplante multivisceral?

O transplante multivisceral é uma cirurgia complexa que envolve as seguintes etapas:

Preparação cirúrgica

O paciente é preparado para a cirurgia, recebendo anestesia geral. O monitoramento constante dos sinais vitais é realizado durante todo o procedimento.

Remoção dos órgãos doentes

Os órgãos doentes, como intestino, estômago, fígado e pâncreas, são removidos cuidadosamente.

Implante dos novos órgãos

Os órgãos do doador são implantados no paciente e cuidadosamente conectados aos vasos sanguíneos, ductos biliares, nervos e outras estruturas relevantes. 

Monitoramento 

Após a implantação dos órgãos, é feita uma verificação detalhada para garantir a funcionalidade adequada. Se necessário, são realizados ajustes cirúrgicos para garantir a circulação sanguínea e o funcionamento correto dos órgãos.

Recuperação e cuidados pós-operatórios

O paciente é levado para a unidade de terapia intensiva para monitoramento contínuo. Medicamentos imunossupressores são administrados para evitar a rejeição dos órgãos transplantados.

Reabilitação e seguimento

À medida que o paciente se recupera, ele é transferido para uma unidade de menor complexidade. A reabilitação e o acompanhamento médico são vitais para garantir que os órgãos transplantados funcionem adequadamente e que não haja complicações.

O transplante multivisceral é um procedimento altamente especializado e complexo que exige uma equipe médica experiente. O sucesso do procedimento depende da compatibilidade dos órgãos do doador, da preparação adequada do paciente e dos cuidados pós-operatórios para evitar a rejeição e garantir a recuperação adequada.

Como é o pós-operatório do transplante multivisceral?

Após o transplante multivisceral, a recuperação é uma fase crítica que envolve várias considerações:

O transplante multivisceral é um procedimento médico que oferece esperança para pacientes enfrentando múltiplas doenças abdominais graves e irreversíveis. 

Embora os desafios técnicos, a escassez de doadores e a gestão pós-transplante persistam como obstáculos, o campo do transplante multivisceral continua a oferecer melhorias significativas na qualidade de vida e na saúde dos pacientes.

Torne-se um doador de órgãos e tenha o poder de salvar vidas. Sua decisão generosa pode oferecer esperança a quem espera por um transplante, transformando uma situação difícil em um ato de amor e cura.
Nota: Este artigo fornece informações gerais sobre transplante multivisceral e não substitui a orientação médica. Sempre consulte um profissional de saúde para orientações específicas sobre sua situação.

Descubra como o transplante de rim pode melhorar a qualidade de vida de pacientes em diálise. Conheça o processo, os tipos de doadores e os cuidados pós-operatórios envolvidos nessa intervenção.

O transplante de rim é a melhor alternativa de tratamento para a maioria dos pacientes com doença renal crônica em estágio avançado. 

Os rins desempenham um papel fundamental na regulação do equilíbrio de líquidos e eletrólitos, na eliminação de resíduos metabólicos e na manutenção da pressão arterial. 

Conforme os dados do Registro Brasileiro de Transplantes, no último ano foram realizados 5.317 transplantes de rim. Desde 2013, já foram realizados 56.729 transplantes desse órgão e, em março de 2023, a lista de espera para essa cirurgia continha 30.538 pacientes adultos e 359 pacientes pediátricos. O transplante de rim é a cirurgia de transplante de órgãos mais realizada.

A seguir, falaremos mais sobre o transplante de rim, incluindo o que é, quando é necessário, como é o preparo para a cirurgia, como é realizado o procedimento e como é o pós-operatório do transplante. Leia até o final e tire suas dúvidas!

O que é o transplante de rim?

O transplante de rim é uma intervenção cirúrgica sofisticada que implica a substituição de um rim doente por um rim saudável de um doador compatível. 

Essa cirurgia tem o objetivo de restaurar a função renal e melhorar significativamente a qualidade de vida.

Quando o transplante de rim é necessário?

O transplante de rim é considerado quando as condições renais comprometem gravemente a capacidade do corpo de filtrar resíduos e manter o equilíbrio de fluidos e eletrólitos, como:

Como é o preparo para o transplante de rim?

O processo preparatório para o transplante de rim envolve etapas cruciais, como:

Como é realizado o transplante de rim?

O transplante de rim é um procedimento cirúrgico que envolve as seguintes etapas:

Preparação cirúrgica

O paciente é preparado para a cirurgia, recebendo anestesia geral. São inseridos tubos para manter a respiração e monitorar os sinais vitais durante o procedimento.

Implantação do novo rim

O novo rim do doador é implantado. O rim é conectado à artéria e à veia do paciente para garantir o fluxo sanguíneo adequado. O ureter (tubo que transporta a urina) do novo rim é conectado à bexiga ou ureter do paciente.

Sutura e monitoramento

As conexões vasculares e ureterais são suturadas com precisão. A equipe médica verifica se há vazamentos e monitora a função do novo rim.

Recuperação e acompanhamento

O paciente é levado para uma unidade de cuidados intensivos para monitoramento contínuo. Medicamentos imunossupressores são administrados para prevenir a rejeição do novo rim.

Reabilitação e seguimento

Conforme o paciente se recupera, é transferido para uma unidade de menor complexidade. A reabilitação e o acompanhamento médico são importantes para garantir a funcionalidade adequada do novo rim e para evitar complicações.

O transplante de rim é uma cirurgia bem estabelecida e eficaz para substituição das funções renais. O sucesso do procedimento depende da compatibilidade do doador, da avaliação cuidadosa do paciente e dos cuidados pós-operatórios e do uso adequado dos medicamentos para evitar a rejeição e garantir uma recuperação bem-sucedida.

Como é o pós-operatório do transplante de rim?

O período após o transplante de rim é crítico para o sucesso a longo prazo e inclui:

O transplante de rim proporciona uma nova oportunidade de vida para pacientes com doença renal crônica. 

No entanto, é essencial reconhecer suas limitações. A escassez de doadores, a possibilidade de rejeição imunológica do órgão transplantado e a necessidade de medicamentos imunossupressores ao longo da vida são desafios inerentes a esse procedimento. 

Apesar das limitações, o transplante de rim continua a oferecer melhorias significativas na qualidade de vida e na saúde dos pacientes, quando comparado à permanência em diálise.

Torne-se um doador de órgãos e tenha o poder de salvar vidas. Sua decisão generosa pode oferecer esperança a quem espera por um transplante, transformando uma situação difícil em um ato de amor e cura.

Nota: Este artigo fornece informações gerais sobre transplante de rim e não substitui a orientação médica. Sempre consulte um profissional de saúde para orientações específicas sobre sua situação.

Perdeu a senha?

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link por e-mail para criar uma nova senha.

enter-downcrossmenu
pt_BR