Transplante de Fígado

O transplante de fígado restaura vidas ao substituir um fígado doente por um saudável. É uma cirurgia complexa que salva vidas ao reverter doenças hepáticas graves. A recuperação traz esperança, mas exige aderência a mudanças de estilo de vida.

O transplante de fígado é um procedimento médico de alta complexidade que oferece uma esperança renovada para pacientes com doenças hepáticas avançadas e irreversíveis. 

O fígado é um órgão essencial e multifuncional. Além de suas funções metabólicas e de detoxificação, o fígado desempenha um papel fundamental na regulação do metabolismo, na produção de proteínas essenciais e na síntese de compostos necessários para a digestão.

Conforme os dados do Registro Brasileiro de Transplantes, no último ano foram realizados 2.135 transplantes de fígado. Desde 2013, já foram realizados 20.530 transplantes desse órgão e, em março de 2023, a lista de espera para essa cirurgia continha 1.302 pacientes adultos e 59 pacientes pediátricos.

A seguir, falaremos mais sobre o transplante de fígado, incluindo o que é, quando é necessário, como é o preparo para a cirurgia, como é realizado o procedimento e como é o pós-operatório do transplante. Leia até o final e tire suas dúvidas!

O que é o transplante de fígado?

O transplante de fígado é um procedimento médico avançado que envolve a substituição de um fígado doente por um fígado saudável, doado por um indivíduo compatível. 

Esse complexo procedimento tem como objetivo principal restabelecer a funcionalidade hepática, possibilitando que pacientes com condições hepáticas avançadas recuperem sua qualidade de vida. 

Quando o transplante de fígado é necessário?

O transplante de fígado torna-se uma consideração quando condições médicas comprometem gravemente a funcionalidade hepática, ameaçando a saúde e a qualidade de vida do paciente, como:

  • Cirrose avançada: resultante de doenças hepáticas crônicas, a cirrose é caracterizada pelo dano ao tecido do fígado, substituído por cicatrizes que prejudicam sua função.
  • Câncer de fígado: em certos casos, o câncer que se origina no fígado pode tornar o transplante uma opção para remover tanto o câncer quanto o fígado afetado.
  • Falência hepática aguda: quando o fígado deixa de funcionar repentinamente, frequentemente devido a lesões traumáticas, infecções severas ou reações adversas a medicamentos.

Como é o preparo para o transplante de fígado?

O preparo para um transplante de fígado envolve uma série de etapas cruciais:

  • Avaliação abrangente: o paciente passa por exames e avaliações médicas detalhadas para determinar sua adequação para o procedimento.
  • Busca por um doador: após a avaliação, caso o paciente não tenha um candidato a doador, ele é colocado na fila de espera para aguardar um doador compatível; doadores vivos doam apenas um segmento do órgão, visto sua alta capacidade de regeneração e adaptação; no caso de doadores falecidos, todo o órgão pode ser remanejado.
  • Testes de compatibilidade: a compatibilidade entre o paciente e o doador é fundamental para minimizar o risco de rejeição e maximizar a eficácia do transplante.

Como é realizado o transplante de fígado?

O transplante de fígado é um procedimento cirúrgico complexo que envolve as seguintes etapas:

Preparação cirúrgica

O paciente é preparado para a cirurgia, recebendo anestesia geral. Monitoramento rigoroso dos sinais vitais é realizado.

Remoção do fígado doente

No caso de um doador falecido, o fígado doente do paciente é removido. No caso de um doador vivo, uma parte do fígado do doador é removida, pois o fígado tem a capacidade de regeneração.

Implante do novo fígado

O novo fígado é cuidadosamente implantado no paciente. Ele é conectado aos vasos sanguíneos para garantir o fluxo sanguíneo adequado. O sistema biliar do novo fígado também é conectado ao sistema biliar do paciente.

Sutura e monitoramento

Os vasos sanguíneos e as conexões biliares são suturados com precisão para garantir a funcionalidade adequada. O novo fígado é verificado para garantir que esteja funcionando corretamente.

Recuperação e acompanhamento

Após a cirurgia, o paciente é levado para a unidade de terapia intensiva para monitoramento contínuo. São administrados medicamentos imunossupressores para evitar a rejeição do novo fígado.

Reabilitação e seguimento

O paciente é transferido para uma unidade de menor complexidade à medida que se recupera. A reabilitação começa, e o paciente é acompanhado de perto pela equipe médica para garantir a recuperação adequada.

O transplante de fígado é uma intervenção complexa que requer uma equipe médica experiente e uma avaliação minuciosa do paciente e do doador. O sucesso do procedimento depende da compatibilidade do doador, da adequada preparação pré-operatória e dos cuidados pós-operatórios para evitar a rejeição do novo órgão.

Como é o pós-operatório do transplante de fígado?

A fase pós-operatória de um transplante de fígado é crítica para o sucesso e a recuperação do paciente e envolve:

  • Medicação imunossupressora: o paciente recebe medicações para suprimir o sistema imunológico, evitando a rejeição do órgão transplantado.
  • Monitoramento constante: exames regulares são conduzidos para avaliar a função do novo fígado e detectar precocemente sinais de rejeição ou complicações.
  • Reabilitação: o processo de recuperação inclui reabilitação física e orientação nutricional para auxiliar o paciente a retomar suas atividades normais.

O transplante de fígado representa uma conquista notável na medicina e uma oportunidade de recuperação para aqueles que estão lutando contra doenças hepáticas avançadas. 

No entanto, apesar dos avanços significativos, os desafios permanecem. A escassez de doadores, a complexidade das cirurgias e a necessidade de medicamentos imunossupressores de longo prazo são questões que requerem constante atenção e inovação. 

Apesar das limitações, o transplante de fígado continua a oferecer melhorias significativas na qualidade de vida e na saúde dos pacientes.

Torne-se um doador de órgãos e tenha o poder de salvar vidas. Sua decisão generosa pode oferecer esperança a quem espera por um transplante, transformando uma situação difícil em um ato de amor e cura.

Nota: Este artigo fornece informações gerais sobre transplante de fígado e não substitui a orientação médica. Sempre consulte um profissional de saúde para orientações específicas sobre sua situação.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Perdeu a senha?

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link por e-mail para criar uma nova senha.

enter-downcrossmenu
pt_BR