Transplante de Tecido Musculoesquelético

Descubra como o transplante de tecido musculoesquelético restaura qualidade de vida para aqueles com problemas ortopédicos e odontológicos. Entenda os diferentes tipos de cirurgia e os benefícios dessa intervenção.

O transplante de tecido musculoesquelético é uma intervenção ortopédica ou odontológica que oferece o retorno da função ósteo-articular e/ou mastigatória para pacientes com distúrbios ósseos/ligamentares e articulares. 

O tecido musculoesquelético transplantado pode ter as seguintes origens: 

  • tecido ósseo: responsável pela nossa locomoção, sustentação, proteção de outros órgãos e mastigação no caso dos dentes; 
  • tendão – responsável pela fixação muscular e por dar suporte aos movimentos gerados pela contração do ventre muscular; 
  • cartilagem ou osteocondral – envolvido no revestimento da maioria das articulações existentes, permitindo a realização dos movimentos com amplitude adequada de acordo com a ação muscular local;
  • menisco – disco intra-articular localizado no joelho e que possui funções de absorção de impacto e distribuição de carga local.

Conforme os dados do Registro Brasileiro de Transplantes, no último ano foram realizados 10.181 transplantes de tecido musculoesquelético. Desde 2015, já foram realizados 99.599 transplantes desse tecido.

A seguir, falaremos mais sobre o transplante de tecido musculoesquelético, incluindo o que é, quando é necessário, como é realizado o procedimento e como é o pós-operatório do transplante. Leia até o final e tire suas dúvidas!

O que é o transplante de tecido musculoesquelético?

O transplante de tecido musculoesquelético é uma intervenção ortopédica ou odontológica realizada em conjunto com procedimentos cirúrgicos já existentes para pacientes com falhas ósseas / lesões ligamentares ou perda de função articular.

Essa cirurgia é uma opção terapêutica que tem o objetivo de restaurar a função ósteo-articular e /ou mastigatória local.

Quando o transplante de tecido músculoesquelético é necessário?

A intervenção de transplante de tecido musculoesquelético torna-se uma opção quando o paciente é comprometido por condições como:

  • Perdas ósseas decorrentes de tumores ósseos e traumas, ou de cirurgias de trocas de próteses articulares do quadril / joelho / ombro;
  • Deformidades congênitas - como a do pé plano, e de coluna – como a escoliose, que necessitem de tecido ósseo para sua correção, e para as quais o paciente não possua estoque ósseo para tal;
  • Instabilidades articulares / Lesões ligamentares múltiplas que necessitem de colocação de ligamentos na articulação – a chamada ligamentoplastia, através da utilização de tendões;
  • Grandes falhas na cartilagem articular e até mesmo perdas segmentares de partes de uma determinada articulação após trauma;
  • Falhas ósseas odontológicas (mandibulares ou maxilares).

Como é o preparo para o transplante de tecido musculoesquelético?

O processo preparatório desempenha um papel importante no sucesso do transplante de tecido musculoesquelético e inclui:

  • Avaliação ortopédica ou odontológica detalhada: cada paciente é submetido a uma avaliação para determinar a necessidade e viabilidade do procedimento.
  • Seleção do tecido compatível para determinado procedimento: garantir um tecido adequado para determinada técnica operatória que será utilizada é fundamental para o sucesso do transplante; o tecido musculoesquelético é doado por doadores falecidos ou por doadores vivos (quando a cabeça do fêmur que é retirada durante uma cirurgia primária de colocação de prótese do quadril pode ser processada em um banco de tecidos para aproveitamento de sua parte óssea, quando viável).

Como é realizado o transplante de tecido musculoesquelético?

O transplante de tecido musculoesquelético, devido ao grande número de diferentes indicações para sua utilização, seguirá uma variedade de preparações cirúrgicas e cuidados pós-operatórios, dependentes da técnica operatória na qual o mesmo for utilizado – sendo assim, o pós-operatório do transplante seguirá as recomendações de pós-operatório relacionadas a técnica operatória e procedimento cirúrgico o qual o mesmo foi participante. 

Tipos de cirurgia

São alguns exemplos de procedimentos cirúrgicos:

  • Revisão de prótese (Revisão de artroplastia): neste procedimento, o paciente possui soltura de alguns componentes da prótese, ou fratura peri-protética, aonde utiliza-se do transplante ósseo para preenchimento de falhas ósseas locais, possibilitando a troca por uma nova prótese;
  • Tratamento cirúrgico de Pé plano: neste procedimento, realiza-se um corte no calcâneo (chamado de osteotomia), para colocação de um transplante ósseo local, corrigindo a planificação do pé, tendo em vista que estes pacientes em sua maioria são crianças, as quais não possuem área doadora própria de tecido ósseo;
  • Tratamento de instabilidade ligamentar do cotovelo: neste procedimento, fazem-se túneis ósseos para a passagem do transplante de tendão local, visando a reconstrução dos ligamentos do cotovelo;
  • Tratamento de lesão multiligamentar do joelho: neste procedimento de artroscopia, fazem-se túneis ósseos para a passagem dos transplantes de tendões, visando a reconstrução dos diversos ligamentos locais acometidos.  Tal necessidade do transplante se justifica pelo número de estruturas lesionadas ou pós falências de cirurgias prévias de ligamentoplastia, não possuindo mais tendões adequados do próprio paciente para serem utilizados, sendo necessário o transplante.
  • Artrodese tóraco-lombo-sacra: neste procedimento, após a estabilização cirúrgica do nível da coluna desejada, realiza-se a colocação de transplante ósseo em quantidade, visando a fusão articular e manutenção da estabilidade;
  • Ressecção de tumor ósseo e reconstrução com enxerto: neste procedimento, realiza-se a ressecção de determinado tumor ósseo local, com reconstrução utilizando-se transplante ósseo segmentar associado a uma endoprótese; ou preenchimento do espaço ressecado com transplante ósseo, o que irá depender da técnica operatória escolhida e do tipo de procedimento cirúrgico adequado para cada tipo de tumoração óssea de indicação cirúrgica;
  • Transplante de menisco: neste procedimento, é realizada a troca de um menisco deficiente ou com dano cartilaginoso precoce local, através da identificação de um menisco para transplante de tamanho compatível, o qual deverá ser fixado à Tíbia (osso da perna) do receptor através de um pequeno bloco ósseo que está anexado a ele, além de pontos para ajustar o mesmo a cápsula do novo joelho.
  • Transplante Osteocondral (cartilagem + tecido ósseo subcondral) do joelho: neste procedimento, ocorre uma grande falha da superfície articular ou até uma perda de um dos côndilos do joelho por um trauma, por exemplo. É necessária uma compatibilidade entre o doador e o receptor quanto ao tamanho e lado a ser transplantado, o qual será captado e processado mantendo a viabilidade celular. A cirurgia utilizará da técnica de preparação do leito receptor através da retificação da falha cartilaginosa, com a posterior colocação de cilindro de tecido osteocondral no lugar; ou acerto do formato do mesmo através da utilização de instrumental adequado no caso de transplante de segmentos maiores, com fixação posterior.

Reabilitação e resultados

A recuperação pode levar algumas semanas ou meses, dependendo da técnica operatória utilizada e de como o procedimento cirúrgico foi efetivado. 

O transplante de tecido musculoesquelético representa um avanço notável, proporcionando a oportunidade de melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças diversas ósteo-articulares e odontológicas. 

No entanto, é fundamental reconhecer suas limitações. A disponibilidade limitada de tecidos devido ao número ainda insuficiente de doadores, e a necessidade de termos mais hospitais e equipes transplantadoras para ampliarmos o acesso para a população são desafios importantes a serem considerados. 

Torne-se um doador de tecidos e tenha o poder de modificar vidas. Sua decisão generosa pode oferecer esperança a quem espera por um transplante, transformando uma situação difícil em um ato de amor e cura.

Nota: Este artigo fornece informações gerais sobre transplante de tecido musculoesquelético e não substitui a orientação médica. Sempre consulte um profissional de saúde para orientações específicas sobre sua situação.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Perdeu a senha?

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link por e-mail para criar uma nova senha.

enter-downcrossmenu
pt_BR