Quem Somos

Criada em 1986, a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) é uma sociedade médica civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento de todas as atividades relacionadas com transplantes de órgãos no Brasil, contribuindo para o estabelecimento de normas, além de criação e aperfeiçoamento de legislações relacionadas ao assunto.

Os primeiros anos não foram fáceis, em especial do ponto de vista financeiro, quando a diretoria da ABTO precisou arcar com diversas despesas por meio de recursos particulares. Além disso, houve momentos em que o número de doadores de órgãos era inexistente e foi preciso atuar nas mídias para ampla conscientização do assunto.

Tanto trabalho deu resultado e, a partir de 1995, a ABTO começou a ganhar vulto e finalmente projetou-se no cenário nacional, onde atua ativamente para congregar profissionais e entidades à causa, estimulando pesquisas, difusão de conhecimentos, criação de centros de doação, bancos de órgãos e serviços de identificação de receptores, dentre tantas outras ações para disseminar a importância do transplante de órgãos no País.