Transplante de Valva Cardíaca

Descubra como o transplante de valvas cardíacas pode auxiliar nas diversas valvopatias e cardiopatias congênitas. Entenda os diferentes tipos de cirurgia, a recuperação e os benefícios dessa intervenção.

O transplante de valva cardíaca é um procedimento cirúrgico no qual uma valva cardíaca danificada ou disfuncional é substituída por uma valva retirada de um doador humano, o homoenxerto. As valvas cardíacas são estruturas essenciais do coração que regulam o fluxo sanguíneo e garantem que o sangue flua na direção correta através do coração. 

A seguir, falaremos mais sobre o transplante de valva cardíaca, incluindo o que é, quando é necessário, como é o preparo para a cirurgia, como é realizado o procedimento e como é o pós-operatório do transplante. Leia até o final e tire suas dúvidas!

Quando é indicado o transplante de valva cardíaca?

A indicação para o transplante de valva cardíaca depende de vários fatores relacionados ao paciente assim como da preferência individual do cirurgião responsável. Aceita-se, entretanto, que as indicações para o transplante de valvas cardíacas humanas incluam:

- Pacientes com contraindicação ou em aqueles que não desejam fazer uso de medicação anticoagulante

- Mulheres com desejo de engravidar

- Pacientes atletas ou com alto nível de atividade física

- Endocardite infecciosa

- Patologia valvar aórtica associada a aneurismas da Aorta Ascendente

- Reconstrução da via de saída do ventrículo direito na cirurgia de Ross

- Correção de cardiopatias congênitas complexas

- Enxerto monocúspide para ampliação da via de saída do ventrículo direito em cardiopatias congênitas

Como é realizado o transplante de valva cardíaca?

O transplante de valva cardíaca é um procedimento cirúrgico complexo que envolve todas as etapas de uma cirurgia cardíaca convencional como anestesia geral, instalação da circulação extra-corpórea e hipotermia.

O acompanhamento pós-operatório inicial é feito em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e o tempo de internação hospitalar é em torno de sete dias.

Cuidados pós-operatórios

As orientações incluem cuidados com a ferida operatória, deambulação precoce, evitar esforço físico intenso por 60 dias além de usar corretamente as medicações prescritas.

Reabilitação e resultados

Nas primeiras semanas de pós-operatório o paciente já estará realizando as atividades normais do dia-a-dia, porém a completa recuperação acontece após 60 dias, quando o paciente pode voltar a realizar atividades que envolvam esforço físico e dirigir.

Como é o pós-operatório do transplante de valva cardíaca?

Além dos cuidados iniciais, o paciente que recebeu um homoenxerto deve fazer avaliação cardiológica de rotina, semestralmente ou anualmente, de acordo com o cardiologista assistente. Nessa avaliação, o paciente fará um Ecocardiograma Transtorácico e receberá orientações quanto aos medicamentos de uso contínuo.  

O transplante de valva cardíaca representa um avanço notável na cirurgia cardíaca, proporcionando a oportunidade de melhorar a qualidade de vida de pacientes com valvopatias e cardiopatias congênitas graves. 

No entanto, é fundamental reconhecer suas limitações. A disponibilidade limitada de valvas cardíacas doadas, a técnica cirúrgica complexa e desafiadora e a possibilidade de rejeição do tecido transplantado são desafios importantes a serem considerados. 

Apesar das limitações, o transplante de valva cardíaca continua a ser o substituto valvar de escolha para diversas patologias, principalmente para crianças e adultos jovens. 

Torne-se um doador de órgãos e tecidos e tenha o poder de salvar vidas. Sua decisão generosa pode oferecer esperança a quem espera por um transplante, transformando uma situação difícil em um ato de amor e cura.

Nota: Este artigo fornece informações gerais sobre transplante de valvas cardíacas e não substitui a orientação médica. Sempre consulte um profissional de saúde para orientações específicas sobre sua situação.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Perdeu a senha?

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link por e-mail para criar uma nova senha.

enter-downcrossmenu
pt_BR