GAT - Grupo de Apoio aos Transplantados

O GAT – Grupo de Apoio aos Transplantados é formado por profissionais de diferentes áreas e que atuam em transplante. Nossa proposta é que possamos oferecer informações e orientações a pacientes que aguardam por transplantes ou são transplantados e a suas famílias.

Esclarecimentos podem ser buscados nos manuais e textos que se encontram nesta página.

Alguns dos materiais aqui disponíveis se referem a áreas específicas, para facilitar a busca; contudo, é importante que pacientes e familiares entendam, como nós, que cuidar da saúde é cuidar de tudo o que diz respeito ao paciente.

Nesta página também podem ser registradas dúvidas, questões e sugestões (clique aqui)

Membros Efetivos

Maria Celeste do Patrocínio de Almeida (Coordenadora)
Letícia F. Lazarini (Vice-Coordenadora)
Graça Maria Marino Totaro
João Erbs
Paulo Sérgio da Silva Santos
Renata Leite
Sandra Maria Matta

Membros Colaboradores

Andréa Trennepohl Conrad
Bartira de Aguiar Roza
Eugenia Filizola Salmito Machado
Karina Dal Sasso Mendes

Histórico do GAT

Em 12 de março de 2004, na sede da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos – ABTO, foi criado o Grupo de Apoio ao Transplantado – GAT, sob a coordenação da Psicóloga Rosana Trindade Santos Rodrigues.

A primeira reunião contou com a participação do Dr. Walter Pereira, presidente da ABTO, da Dra. Maria Cristina Ribeiro de Castro, vice-presidente da ABTO; dos Psicólogos: Rosana Trindade Santos Rodrigues, Alexandre Bezerra do Nascimento e Silva, Maria das Graças Saturnino de Lima, Sandra Fernandes de Amorim, Denise Diniz e Rita Calegari; das Enfermeiras: Valdecira Maria Piveta, Bartira de Aguiar Roza, Fátima Beatriz Ferreira, Iriane Dias Murbach e Maria Celeste Patrocínio; da Nutricionista Simone Chicoli de Santana e da paciente Renize Marta Riccio Frazão.