Projeto Transplantes Renais em Pacientes Hipersensibilizados

Transplantes Renais em Hipersensibilizados e Homozigotos

No atual sistema de alocação de rins para transplantes com doador falecido, os pacientes hipersensibilizados a antígenos HLA e homozigotos no locus HLA-DR apresentam menor probabilidade de encontrar um doador compatível na lista de espera. Em decorrência disso, em 2021, a ABTO constituiu um grupo de trabalho que teve por missão propor às autoridades do Ministério da Saúde – Sistema Nacional de Transplantes, um projeto para aumentar a probabilidade do transplante nesses pacientes.

O grupo de trabalho, que foi constituído por imunogeneticistas e clínicos, membros da ABTO, chegou a uma proposta que foi apresentada em sistema de consulta pública a toda a comunidade da ABTO, para aprimoramentos, no início de 2022. As sugestões pertinentes foram incorporadas na proposta final, que foi apresentada às autoridades do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Em 2023, a ABTO reencaminhou a proposta para a equipe do SNT e colocou os seus especialistas à disposição para discutirem as mudanças necessárias para aumentar as chances de transplante entre esses pacientes.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Perdeu a senha?

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link por e-mail para criar uma nova senha.

enter-downcrossmenu
pt_BR