Machacalis, 25 de setembro de 2024
Meu nome é Alexandre Amador de Souza Soares, tenho 50 anos, sou Consultor de Projetos, solteiro e sem filhos. Vivo há 27 anos com um rim transplantado, sendo um dos mais longevos transplantados renais em Minas Gerais. Minha trajetória de vida é marcada por desafios, superação e, acima de tudo, gratidão à vida e ao gesto de amor que salvou minha existência.
Aos 23 anos, após oito meses de hemodiálise, fui submetido ao transplante que mudou o rumo da minha vida. O órgão veio da minha mãe, que, com um gesto de generosidade inigualável, doou seu rim para garantir a continuidade da minha vida. Nasci prematuro e, ao longo do tempo, meus rins pararam de funcionar. Quando descobri que teria que fazer hemodiálise e precisava de um transplante, o mundo caiu. Era muito jovem, tive depressão e chorava todos os dias. Fiz meu transplante no Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, pela equipe médica chefiada pelo Professor e Dr. Eduardo Távora (in memoriam), considerado o pai do primeiro transplante em Minas Gerais, e pelo Professor e Dr. Euller Pace Lasmar.
Hoje, quase três décadas depois, sigo minha rotina de cuidados, mas com qualidade de vida e disposição. Faço academia, viajo, cuido do meu corpo, tomo a medicação necessária e sigo todas as revisões médicas. Minha profissão como consultor permite que eu seja produtivo e atue em projetos que impactam positivamente a vida de outras pessoas. Sinto-me vivo e útil.
Sou um fervoroso defensor da doação de órgãos. Busco conscientizar minha família, amigos e a comunidade sobre a importância de ser um doador de órgãos. Durante o Setembro Verde, participo ativamente de palestras e campanhas, pois acredito que posso inspirar outras pessoas a refletirem sobre a importância desse gesto, que salva vidas.
Como transplantado renal, sei em primeira mão o quanto a doação pode trazer esperança para famílias inteiras. É um gesto de amor que salva vidas.
Ativo em minha missão de conscientização, agradeço o apoio de diversas instituições que me ajudam a levar minha mensagem adiante, como a ABTO - Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos.
Alexandre Amador: 27 Anos Vivendo com um Rim Transplantado e Inspirando Vidas no Setembro Verde