Quem somos?

Criada em 1986, a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) é uma sociedade médica civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento de todas as atividades relacionadas com transplantes de órgãos no Brasil, contribuindo para o estabelecimento de normas, além de criação e aperfeiçoamento de legislações relacionadas ao assunto.

Os primeiros anos não foram fáceis, em especial do ponto de vista financeiro, quando a diretoria da ABTO precisou arcar com diversas despesas por meio de recursos particulares. Além disso, houve momentos em que o número de doadores de órgãos era inexistente e foi preciso atuar nas mídias para ampla conscientização do assunto.

Tanto trabalho deu resultado e, a partir de 1995, a ABTO começou a ganhar vulto e finalmente projetou-se no cenário nacional, onde atua ativamente para congregar profissionais e entidades à causa, estimulando pesquisas, difusão de conhecimentos, criação de centros de doação, bancos de órgãos e serviços de identificação de receptores, dentre tantas outras ações para disseminar a importância do transplante de órgãos no País.

Com quase 40 anos de história, a ABTO se firmou como uma Associação que construiu, junto aos profissionais de saúde e o Sistema Nacional de Transplantes, um dos programas mais bem sucedidos de transplantes de órgãos do mundo. O trabalho contínuo de fomentar a doação de órgãos e apoiar profissionais é fundamental para que os transplantes continuem a crescer no pais, possibilitando slavar vidas e trazer esperança a tantas famílias.

Missão

A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) tem por missão congregar médicos e profissionais da saúde em torno dos Transplantes de Órgãos e Tecidos, promovendo o crescimento dos programas de transplante, através do apoio aos profissionais, incentivo a projetos científicos e educacionais, colaboração com as demandas das sociedades médicas afins e com as demandas governamentais, no sentido de garantir à sociedade universalização do acesso aos transplantes.

Visão

Ocupar posição de destaque na sociedade e nas comunidades médica e científica, facilitando o acesso ao conhecimento e à saúde relacionados aos transplantes de órgãos e tecidos no Brasil, em consonância com as necessidades dos profissionais que atuam na área, dos pacientes em fila de transplante e transplantados e do Sistema Único de Saúde e Sistema de Saúde Suplementar, através de uma gestão econômica autossustentável.

Valores

Compromisso com o associado e sociedade, prezando pela ética e transparência nas suas relações.

Parceiros
Logo Pfizer
Logo IGL
Logo Astrazeneca
Junte-se a nos ABTO
Junte-se a nós e ajude a fortalecer ainda mais o trabalho da ABTO, além de divulgar o seu.
Saiba como
RBT
Conteúdo exclusivo
Pesquise os números de transplantes e doações de órgãos e tecidos no Brasil, no Registro Brasileiro de Transplantes (RBT).
Saiba sobre RBT
CONHEÇA A JBT
Fique por dentro das edições da Revista Oficial da ABTO
VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Perdeu a senha?

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link por e-mail para criar uma nova senha.

enter-downcrossmenu
pt_BR